Comunicar Propósitos é Sobre Evoluir o Cuidado

Atualizado: Ago 22


Impossível trazer a palavra propósito sem associa-la imediatamente ao resgate, à evolução, do cuidar. Vejo que comunicar o propósito de um trabalho é simplesmente comunica-lo em si, como um todo, sua essência e história, suas escolhas e seu tom, suas nuances.


Do início ou em um essencial repaginar, da base a um caminho evolutivo, cuidar para vivermos bem agora, cuidar para regenerar danos: motivo de uma empresa existir. Demorou, mas se trata de um tempo que chegou para ficar.


"Nós estamos nesse planeta para cuidar um do outro, e os negócios são uma maneira de fazermos isso em escala." - Paul Polman, Raj Sisodia e Kip Tindell para o Harvard Business Review | Via Review

Cuidar uns dos outros obviamente situa a natureza, o meio ambiente, em posição central. O que te vem em mente quando juntamos um ecossistema de empresas e o ecossistema meio ambiente?

Penso na pluralidade, na diversidade de essências atuando, cada qual a seu modo, pelo bem comum da unidade. E disso fluiu por aqui associar a comunicação à permacultura. Sim! Você conhece esse termo? Como o nome já diz, vem da palavra permanente, ou seja, cultura permanente. Algo que surgiu nos anos 1970 quando dois australianos, Bill Mollison e David Holmgren, pesquisavam possibilidades para a criação de sistemas agrícolas permanentes, ou seja, formas de cultivo que, além de não se esgotarem, ainda recuperam os ecossistemas locais.



Conectando então os pilares e princípios essenciais da permacultura à comunicação, ambas expressões de cuidado, mensagens de um regenerar:

. Cuidar da Terra = Cuidar da essência do negócio | Esse é o primeiro princípio já que, sem uma terra saudável / sem uma base clara, não é possível para plantas ou pessoas exercerem bem suas qualidades e contribuições. Priorizar o seu por quê e as outras perguntas essenciais.

. Cuidar das Pessoas | Para que possamos acessar os recursos necessários, através da terra / Para que possamos acessar os produtos e serviços que contribuem para que vivemos e cuidemos melhor de nós mesmos, uns dos outros, de nossos trabalhos, casas, ambientes.

. Repartir os excedentes = Comunicar | Pois ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os outros. Nós, seres humanos, podemos fazer o mesmo, compartilhando os excedentes, inclusive os conhecimentos / Comunicar nada mais é do que compartilhar o que transbordamos! Inspirar, compartilhar informação através da essência e base únicas de cada pessoa, marca, projeto.


. Trabalhar com a natureza, não contra ela | Simples assim.

. A diversidade proporciona estabilidade | Liberte-se dos excessos e condicionamentos e clareie sua essência, sua identidade única, pois ela é necessária à soma, é necessária para o todo.

. Resolver problemas localmente | Comunicar ações globais relevantes é excelente, mas elas se tornam fracas sem o agir localmente. O agora e o futuro são “glocais”.

. Completar ciclos | Compreender os estágios de um negócio para seguir evoluindo em seu propósito. O equilíbrio - essencial e imperfeito - entre a solidez, a durabilidade do que mais importa e o desapego do que já cumpriu seu papel, nada mais que nutrição e abertura a novas possibilidades.

. Observar e interagir | Simples assim.

. Produzir mais energia do que é consumida | Deixe que a contribuição da sua essência e seu cuidado, através do que você faz, oferece e comunica, sejam os aspectos principais. O lucro e outros são um resultado dessa contribuição.

. Evitar o desperdício | Em matéria prima, no tempo, no comunicar... Dedicar atenção ao que mais nutre e desapegar, na medida do possível, das distrações e do que não importa tanto.

. Captar e armazenar energia | Fortalecer sua própria base pessoal através do autocuidado expande, naturalmente, seus benefícios ao redor. O resultado são produtos, soluções e comunicações mais bonitas, nutritivas, convidativas, saborosas.

. Integrar ao invés de segregar | Simples assim.

. Usar e valorizar a diversidade | Simples assim.



Comunicar propósitos é alinhar a integralidade e os ciclos essenciais do ser humano à integralidade e os ciclos essenciais de um negócio. É sintonizar com a unidade, que nos conecta ao cuidar. Cuidar de si é cuidar do outro, e vice versa.


É acolher cada aspecto e nutri-lo adequadamente, sem maquiar espaços para que pareçam ser, e oferecer, o que não é real (ou ao menos não ainda). Comunicar propósitos é comunicar (com) humanidade. Um negócio que segue se tornando mais claro e consciente de seu papel e das possibilidades mais alinhadas à sua essência tem tudo para expandir uma comunicação que melhor impacta ao seu redor, e além. Com praticidade, cuidado, profundidade. 🌹




Fonte pesquisada sobre a permacultura

  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone Spotify

 © 2020